Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Verde Vermelho

Podia ser um blog sobre Portugal. Podia ser um blog sobre mim. Podia ser um blog sobre coisas boas e más. Podia ser um blog humorístico. Podia ser um blog a tentar ser humorístico. Podia ser um blog sobre qualquer coisa. Pois podia.

Podia ser um blog sobre Portugal. Podia ser um blog sobre mim. Podia ser um blog sobre coisas boas e más. Podia ser um blog humorístico. Podia ser um blog a tentar ser humorístico. Podia ser um blog sobre qualquer coisa. Pois podia.

Verde Vermelho

05
Mar17

Vamos lá falar do Festival da Canção?

Joana

Contra o que seria, provavelmente, expectável para aqueles que seguem este canto há relativamente pouco tempo, este post não vai conter ironia - vou tentar, pelo menos.

 

Hoje é dia da Final do Festival RTP da Canção e eu estou "em pulgas"! Sim, é um facto, eu adoro Festivais da Canção. Podem troçar de mim e dizerem  que quiserem, que não me demoverão. Aquilo é coisa que "mexe" comigo, talvez por me reavivar algumas memórias e por me fazer sentir - mais uma vez - orgulhosa de ser portuguesa. Não sei explicar. Só sei que gosto muito.

 

Não sei se são pessoas para perder / investir (riscar a opção errada, para cada um) tempo em ver um espetáculo como este, mas deixem-me que vos diga uma coisa: este ano há músicas francamente boas a concurso. A estratégia da organização foi diferente este ano, porque convidaram compositores jovens, de renome na praça, para tratar do assunto, sendo que depois, cada um deles, escolheu a voz com quem quereria trabalhar. Assim sendo, tivemos na lista compositores como Rita Redshoes, Luísa Sobral, Noiserv, Samuel Úria, Nuno Gonçalves (The Gift), João Pedro Coimbra (Mesa), Nuno Figueiredo (Virgem Suta) e Sir Aiva, entre outros. Há ali coisa muito boa mesmo. E é clarinho como água, em alguns casos, quem compôs as músicas, porque as identidades dos compositores estão mesmo lá e são notórias às primeiras notas. Há canções que não passaram das semifinais e que vou levar comigo, de certeza. É o caso desta, que acho absolutamente linda e única (é do Noiserv e merece muito ser ouvida).

 

Agora os potenciais vencedores.

 

O J. diz que é claro que vai ganhar uma música que, por sinal, é a que eu mais detesto. [Ele não gosta, mas como a votação é por 760's, é capaz de não estar muito longe da verdade...] E não, não é por ser inglês, que eu não sou nada fundamentalista. Acho a canção muito fraca, muito Justin Bieber, muito armada ao pingarelho e muito "Maria vai com as outras". O moço é cá da nossa terra - o que me podia fazer querer "puxar" um bocadinho mais por ele -, mas para além de não ter voz nenhuma, parece que engoliu alguma poção mágica que o fez envelhecer uns 40 anos. O pior é que ele acha que isso foi e o tornou o máximo. Enfim, por tudo isto e muito mais, a minha reação à possibilidade de ele ser o vencedor é, apenas e só, de "Nheee". Tirem as vossas conclusões, ó faxavor.

 

Se falarmos dos meus preferidos, tenho dois claros. Este:

 

E este:

 

 

O primeiro é excelente para o que se propõe, ou seja, ser uma música de Festival, na verdadeira aceção da palavra. É cómico, sarcástico, inteligente e lembra a 200% o Carlos Paião. Adoro!

 

O segundo é o tal de que toda a Internet fala (e com razão). É o oposto do que seria de esperar. É singela, tem uma letra linda de morrer, tem uma melodia de filme clássico dos anos 50 e a figura "estranha" do Salvador Sobral ajuda à receita. Acho que vai vencer na maior e é das tais que figurará para a posteridade como uma das melhores músicas de sempre do Festival (e talvez não só). Aposto que esta ganhará, por ser tão única.

 

Seja qual for a decisão, lá estarei logo a assistir, de olhos pregados à TV, a este Festival. Há muito que não havia um tão bom e que me entusiasmasse tanto. Vejam e não se vão arrepender. Já sabemos que isto não vai vencer nada na Europa, mas isso já são outros quinhentos, que todos conhecemos e sobre os quais nem vale a pena gastar o nosso latim. Veja lá e digam-me coisas. Cada vez vale mais a pena e - acreditem - nós não somos assim tão inferiores a ninguém!

 

 

 

ADENDA (a 6.03.2017): Vou jogar no Euromilhões, hoje! [;)]

 

3 comentários

Comentar post

Eu.

foto do autor

Instagramem-me!

@joaninha_me