Mudança de hábitos: Exercício em casa?
Hoje começo a semana com a partilha de algo que descobri e de que, penso, poderão gostar.
Como sabem, resolvi, aos poucos, mudar alguns hábitos e um deles foi forçar-me, passo a passo, a retomar o exercício físico. Quero recomeçar a correr (sem ser à maluca ou para participar em maratonas), mas a minha resistência anda pelas ruas da amargura, bem como a minha flexibilidade, e, no meu entender, há que melhorar esses aspetos primeiro. A minha wake up call deu-se quando, há cerca de um mês, notei imensas dores no dia a seguir a ter subido seis andares de escadas do meu prédio por iniciativa própria. Isso assustou-me muito mesmo e, aliado ao meu cansaço geral e ao facto de me sentir esbaforida sempre que fazia um esforço adicional, fez-me decidir a mudar. (Lembro a todos que sou magra e razoavelmente ativa, dentro do que a vida laboral me permite).
Uma das principais mudanças foi a de fazer exercício em casa. Eu sou pouco resistente a constipações e afins e este ano a coisa ainda está pior, talvez porque emocionalmente temos passado algumas provas, o que, claramente, desajuda à situação. Perante este cenário, resolvi procurar alguma coisa pela internet, mas francamente nada parecia que me iria manter interessada por muito tempo. E foi nesta senda que me deparei com uma página muito interessante e que, por estar a dias de estrear conteúdos, me entusiasmou ainda mais. Chama-se "Live Gym", é da Sport Zone, e apresenta aulas ao vivo e em direto, que, tal como num ginásio, decorrem segundo horários previamente estipulados. Experimentei e gostei bastante. Para já, apenas apostei nas aulas de Pilates e tem sido muito proveitoso. São aulas bem explicadas e senti mesmo que tinha um professor apenas comigo a orientar o meu treino e quase adivinha os meus "erros" na execução dos exercícios. Deste modo, com horários pré-estabelecidos, obrigo-me a cumpri-los e evito adiar aulas, naquela de "mais tarde faço-a", porque, quase sempre, isto corre fora do esperado e acaba por nem se cumprir.
Aconselho vivamente a que experimentem. O site funciona bem, não "trava" (também depende da qualidade e velocidade da vossa internet, mas não são conteúdos pesados) e, pelo menos até ver, é motivador. As aulas, que antes eram apenas em direto, agora já constam online e podem ser revistas quantas vezes quiserem. Desta última opção já não sou grande fã, porque não me "obriga" a estar lá, facilita-me demasiado as coisas. Além disso, estas aulas gravadas surgem quase sempre cortadas no fim, talvez porque os servidores apenas tenham registado o tempo pré-programado das aulas, não faço ideia. Não é do que mais gosto, mas isto é comigo; convosco a história pode ser completamente diferente.
Se querem mudar um pouco os vossos hábitos e se sentem disciplinados o suficiente para cumprir as aulas e os exercícios propostos, sem facilitar, acho esta uma solução inteligente, barata e bastante motivadora.
Eu ando bastante entusiasmada e as dores no corpinho logo após a primeira aula motivam-me a continuar. Tentem vocês e digam-me coisas!