Não percam tempo com ninharias!
Irrita-me profundamente esta coisa quase provinciana de haver sempre alguém a apontar o dedo a tudo o que mexe (e não mexe). Chateia-me que as pessoas não tenham vontade de investir o seu tempo em coisas úteis, em vez de se desgastarem em ninharias que não importam nada, mas que depois trazem consequências negativas a eles e aos outros.
Desta vez, são as as eleições e o futebol.
A sério que havia necessidade de alterar a hora do jogo para forçar (e aqui está o ponto essencial) as pessoas a irem votar e - pior! - virem depois dizer que a alteração tem única e exclusivamente a ver com a segurança de todos os que se deslocam ao estádio para ver o clássico? Há quem pense que andamos todos a comer palha, certamente. E que coisa é esta de alguém se ter lembrado de apontar o dedo a esta questão, numa mesquinhez que não tem classificação possível? E o que é que uma coisa tem a ver com a outra? E nós vamos todos a correr votar, porque nos "tiraram" o futebol? Estamos a ser cobaias de algum tipo de teoria pavloviana? Uma estupidez profunda, a meu ver.
Tenho para mim que este tipo de atitudes leva as pessoas a desacreditarem a democracia e, por conseguinte, poderá ter o efeito inverso ao pretendido. Se formos todos vistos como animais em fila, comandados por um pastor que se considera detentor do poder absoluto sobre toda e qualquer decisão pessoal, então estamos numa ditadura, e não numa democracia. E, que eu saiba, o voto é coisa de um estado democrático, não é?
Senhores, limpem lá os Velhos do Restelo das vossas cadeiras e pensem com calma se isto faz algum sentido. Posso estar errada, mas acho mesmo que, à conta desta decisão, a abstenção vai aumentar exponencialmente. Oxalá esteja errada, mas duvido muito que sim.