Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Verde Vermelho

Podia ser um blog sobre Portugal. Podia ser um blog sobre mim. Podia ser um blog sobre coisas boas e más. Podia ser um blog humorístico. Podia ser um blog a tentar ser humorístico. Podia ser um blog sobre qualquer coisa. Pois podia.

Verde Vermelho

Podia ser um blog sobre Portugal. Podia ser um blog sobre mim. Podia ser um blog sobre coisas boas e más. Podia ser um blog humorístico. Podia ser um blog a tentar ser humorístico. Podia ser um blog sobre qualquer coisa. Pois podia.

27 de Junho, 2011

Os focos da questão.

Joana

Faz-me uma confusão tremenda esta coisa da gente famosa (às vezes nem sei bem pelo que é famosa...) ser notícia nos Telejornais ao longo de dias. Primeiro, foi a Sónia Brazão. Sim senhora, a coisa foi grave, houve uma explosão de gás que a colocou em risco de vida. Agora por que carga d'água vamos andar aqui a especular se foi premeditado ou não, se andava feliz ou deprimida? Ninguém tem nada a ver com isso e, mais que tudo, nada dessa matéria se deveria prestar a um noticiário. Será importante, sim, averiguar se houve ou não intenção apenas num momento futuro, caso a senhora sobreviva, para aferir a sua impunidade ou não. De resto, que interessa isto a um jornalismo que se quer sério e isento dessas especulações?! Não seria viável, tal como aconteceu há tempos, saber se houve outros danos ou outras pessoas feridas? Não digo que não tivesse sido feita e divulgada essa informação, mas não foi, certamente, o foco da atenção.

Outra que tal é esta coisa do Angélico Vieira. Não é uma figura relevante, não é grande espingarda em qualquer uma das áreas que dizem ser as dele, é o antónimo da humildade e tornou-se famoso por namorar com uma rapariga também dita famosa, que sobrevive mais pelos seus talentos físicos que pelos profissionais. A verdade é que houve um acidente grave e, como qualquer outro do género, deve ser noticiado. Mas não será o cerne da questão a gravidade e a inconsequência dos actos que conduziram àquele final, e não o facto de estar uma figura pública envolvida? A que ponto da nossa evolução chegámos, quando a notícia se torna apenas divulgada durante longos períodos de tempo quando há uma figura de revista e de telenovela no foco central? O importante seria, sim, sublinhar as questões de negligência quanto à segurança dos passageiros (excesso de velocidade e ausência de cinto de segurança) e à inexistência de um seguro associado à viatura. 

Nesta "aventura" morreu imediatamente uma pessoa no local e uma miúda de 17 anos está internada ali, mesmo ao lado do dito "actor/cantor", no mesmo hospital, em situação igual ou pior. Mas no meio disto tudo, só um é notícia: aquele que dá linhas a textos cor de rosa. 

Triste, esta realidade.