Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Verde Vermelho

Podia ser um blog sobre Portugal. Podia ser um blog sobre mim. Podia ser um blog sobre coisas boas e más. Podia ser um blog humorístico. Podia ser um blog a tentar ser humorístico. Podia ser um blog sobre qualquer coisa. Pois podia.

Verde Vermelho

Podia ser um blog sobre Portugal. Podia ser um blog sobre mim. Podia ser um blog sobre coisas boas e más. Podia ser um blog humorístico. Podia ser um blog a tentar ser humorístico. Podia ser um blog sobre qualquer coisa. Pois podia.

07 de Dezembro, 2012

Viver junto vs. casar

Joana
Para a maior parte das pessoas que me rodeiam, viver junto é a mesma coisa que estar casado. Para mim, não é. Se assim fosse, qual seria o sentido do casamento? [Provavelmente, estarão agora todos os céticos do casamento a dizer "claro, por isso mesmo!"] Não, não e não. Para mim, não. Para mim, um casamento não é "um papel", como se diz por aí. Que me interessa o papel, minha gente? Interessa-me, sim, o valor desse momento - e foi isso que se perdeu: o sentido do casamento.

Aceito as opiniões diferentes das minhas, mas não tenho de concordar. Para mim, viver junto é um compromisso muito importante, mas que não tem o mesmo "peso" de um casamento. Um casamento é um voto público de fidelidade e de amor perante aqueles que mais nos amam e, para quem acredita, perante Deus. É uma união concretizada, que exige mais trabalho, mais empenho e mais dedicação. É uma vida mais centrada na família direta, mais orientada para o casal e para os filhos. É um novo marco na vida de qualquer pessoa, porque significa um compromisso para a vida com a pessoa que realmente se ama e que - no meu caso particular - nunca se procurou ou esperou encontrar.
a
Por isso, para mim, não é a mesma coisa. Não tem o mesmo valor, não há o mesmo tipo de comportamento, nem as mesmas "obrigações" de pessoa casada (na minha perspetiva das coisas, volto a ressalvar). Não tem nada a ver com o compromisso, o duvidar se se está com a pessoas certa ou não, ou o quer dar esse passo ou não - nada disso! Tem, simplesmente, a ver com o facto de serem duas fases diferentes da vida. E eu distingo-as, só isso.